Alberto Cruz — Cientista Político
Ceprid
Destruição, morte em Gaza. O de sempre? Não. Pela primeira vez nos ataques israelenses à Faixa de Gaza, estamos testemunhando um novo equilíbrio estratégico entre as forças palestinas que vivem lá e Israel. Uma declaração fantasiosa ou arriscada? Para nada. Os meios de propaganda (anteriormente chamados de comunicação) estão repetindo o mesmo discurso indefinidamente e colocando as mesmas imagens em que aparece a superioridade israelense. No entanto, Israel está sofrendo enormes danos sociais, políticos, econômicos e militares como nunca antes.
> continuaçãoAlberto Cruz [*]
O último artigo publicado neste centro de estudos sobre a Coreia do Norte, no mês de Maio, terminava a dizer que a resolução que a China, sobretudo, desse ao conflito seria determinante para comprovar se se havia iniciado um novo mundo multipolar, tal como vinha pregando com o seu "consenso de Pequim", ou se era mais do mesmo [1] .
> continuaçãoAlberto Cruz*
Com todas estas movimentações há um país que, na prática, desaparece do Médio Oriente: os EUA. E este desaparecimento tem um actor que o tornou possível: a Rússia.
> continuação