LibWeek2001

PROJETO DE TALLER DE ARTES GRÁFICAS

FEDERAÇÃO ANARQUISTA GAÚCHA (Secretariado Geral; Rio Grande do Sul - Brasil)

 

1: Apresentação do tema

Desde sua fundação em 95, a FAG dispõe de poucos recursos para a realização da propaganda do anarquismo no país. Sua comunicação escrita se apoiou durante estes anos basicamente em poucos panfletos esporádicos, financiados pela cotização da militância, que cobriam a análise crítica de algum fato mais relevante da conjuntura. Também houveram tarefas localizadas com cartazes. A experiência de propaganda que mais durou é a conduzida pelo núcleo de companheiros de Alegrete, com a publicação de "O Retruco" dirigida a temas específicos da cidade, na região da fronteira. A técnica usada então para impressão do boletim de uma folha de ofício foi a serigrafia, para uma tiragem de cerca de 500 a 1 mil cópias. O boletim "O Retruco" todavia não teve periodicidade.

Em 98, a propaganda libertária veiculada por organizações específicas anarquistas foi suspensa por razões de um processo interno e o órgão que sustentou com mais regularidade essa lacuna foi o "Libera.Amore mio!" do Centro de Estudos Libertários Ideal Peres do Rio de Janeiro (Celip-RJ), o boletim com maior circulação no movimento anarquista brasileiro após a ditadura dos governos militares. Esse boletim, apesar de suas limitações de espaço, foi e segue sendo incansável divulgador das idéias e experiências concretas de anarquismo militante no país.

O 3° Congresso Geral da FAG porém, reafirmou a importância de uma sólida e constante difusão da ideologia anarquista associada as lutas populares contemporâneas e definiu tarefas relacionadas com esse tema. A convocação e organização de atos públicos (comícios anarquistas) pela federação, a edição do boletim conjuntural "Opinião Anarquista" e de folhetos curtos com entrevistas, escritos e documentos que oferecessem uma síntese da base teórico-político-organizativa com a qual nos identificamos no anarquismo revolucionário.

Essas tarefas até os dias de hoje estão sendo realizadas certamente com muita vontade, mas com a dificuldade que a falta de recursos implica. O "Opinião Anarquista" é um boletim simples de folha tamanho A3 que está sendo publicado a cada dois meses encomendado a uma gráfica particular com uma tiragem de 1 mil. Os folhetos, que ao todo já são quatro, são impressos em uma fotocopiadora em números que não excedem a 100. Além disso, temos feito os cartazes para convocatória dos atos em serigrafia conforme a necessidade.

No início de 2001, a militância da FAG tratou de estruturar uma oficina serigráfica para produção de camisetas com estampas sobre temáticas libertárias e problemáticas políticas e sociais. A experiência ainda é recente mas tem tido resultados bons junto ao público de esquerda. Aparte dessas tarefas feitas muitas vezes de forma artesanal, temos sentido a necessidade de estruturas de trabalho próprias para produzir e impulsionar a propaganda anarquista, acabando com a dependência de meios externos.

 

2. Nossos Objetivos

O Conselho Federal traçou como um dos objetivos da FAG para o tempo próximo a construção de uma infra-estrutura mínima para propaganda e agitação, para o fortalecimento da luta ideológica que deve fazer a Organização Anarquista com o concurso de distintos meios de comunicação, sendo que a imprensa escrita joga aí um papel dos mais importantes. Tem surgido relevantes iniciativas do anarquismo militante no Brasil no campo da propaganda ideológica, em publicações que difundem estudos teóricos preocupados com a prática de intervenção social libertária, etc., que precisam de apoio material para seu desenvolvimento. Um desses casos é a revista "Ruptura", projeto realizado por companheiros anarquistas do Rio de Janeiro que a FAG esta tratando de colaborar por ser o mais sério material de caráter teórico-investigativo do Brasil.

Com todas as dificuldades materiais que nos cercam, para nós a perspectiva de estruturação de um aparato de artes gráficas que possa servir de ferramenta de apoio as publicações levadas adiante pelo anarquismo militante por aqui está relacionada com a possibilidade de cooperação internacional com os grupos, entidades e organizações libertárias com quem mais nos afinamos. Para ser mais claro, necessitamos adquirir equipamentos para o trabalho de impressão gráfica em off-set.

Dentro dos objetivos específicos do projeto de uma oficina de artes gráficas está:

  1. regularização da propaganda da FAG com periódicos e panfletos, e apoio a publicações militantes de outras partes do país;
  2. apoio solidário a propaganda do movimento popular onde incidimos ou nos relacionamos;
  3. formação profissional de companheiros no ofício gráfico;
  4. criação de fonte de trabalho e renda para companheiros através de prestação de serviço comercial;
  5. sindicalização dos companheiros gráficos.

 

3. Plano Econômico

Estrutura necessária: 1(uma) máquina off-set U$ 4.000,00

1(uma) copiadora de chapas U$ 700,00

1(uma) guilhotina U$ 3.000.00

Capital de giro U$ 500,00

Dólares 8.200.00

Estrutura existente: espaço físico

aparato serigráfico

computador

telefone

 

4. Informações:

  1. Nome da Entidade para Cooperação: Centro de Solidariedade Ajuda Mútua e Auto-organização
  2. Conta corrente: 5.964-1 agência 0479-4 Banco do Brasil
  3. Coordenação responsável: Eduardo Colling, Cristiano Benites Oliveira
  4. Endereço: Rua Pero Vaz de Caminha, 125 - vila Nara - CEP 94170-070 - Gravataí / RS Brasil
  5. Fone: (51)484 5256 ou (51)227 5575
  6. e-mail: centro.sama@bol.com.br

 

LibWeek2001