Federação Operária do Rio de Janeiro

Rio, outubro de 1923
Prezados companheiros:
            A moção seguinte foi approvada unanimemente quando a 18 do mez p. passado se realizou a installação solemne desta federação. Publicamol-a na imprensa mas tudo faz crer - é mesmo certo - que o nosso apello não tenha chegado ao conhecimento da maior parte daquelles a quem nos dirigimos. Eis porque a convertemos nesta circular.
            Esperamos que nos comprehendaes e façaes tudo para compreheneder nossa incitação e aos esforços que aqui realizamos pela reorganização aos trabalhadores do Brasil.
            Eis a moção:
            A Federação Operaria do Rio de Janeiro, iniciando solemnemente uma nova phase de organização syndical vem concitar-vos a abandonar o estado de lethargia a que quasi todos os trabalhadores do Brasil se entregam há mais de dois annos, e a vir decididamente trabalhar connosco na formidavel obra que devemos levar a effeito, reorganizando os trabalhadores da extensa região brasileira.
            Nunca, como agora, se impoz a necessidade de congregarmos em torno do nosso rubro pavilhão para oppor forte, indestructivel barreira á ganancia capitalista, que nos assorbeba a todos, e á invasão retrograda do conservantismo que em volumosas ondas ameaça submergir o fragil batel das reivindicações proletarias.
            Ainda há pouco tempo, eram as leis sceleradas apontadas como recurso do conservantismo, contra as nascentes conquistas libertarias. E hoje após um volumosos acervo de antiquadas tyrannias resuscitadas, desaparecem, na innundação avassaladora do retrocesso, o direito de reunião, o direito da livre associação, o direito da livre manifestação do pensamento.
A exploração é a lei!
A greve, eis o crime!
A submissão, o servilismo, a bajulação - a moral.
A independencia, a dignidade, a rebeldia - o delicto.
É o regimen feudal que se impõe. Os de sangue "azul", são hoje os pergaminhados, os titulados, os endinheirados.
Contra essa nova casta de exploradores, levantemo-nos, qual novos Espártacos, armados da rebeldia constructora, esclarecidos á luz vivificante do Ideal, na barricada da Emancipação humana!"
Domingos Passos, secretario do Comité
Moção publicada na Secção Trabalhista do jornal A Pátria (Rio de Janeiro), no dia 18 de outubro de 1923. Esta moção já havia sido publicada no dia 18 de setembro, porém sem a chancela de Domingos Passos. Junto a esse texto, veio o selo confederal da FORJ, com seu lema "Bem Estar e Liberdade".
F.O.R.J. - O Comité Federal da FORJ reune-se amanhã, segunda-feira, as 20 horas, na séde da Associação dos Carpinteiros Navaes, á rua da Saúde 345 sobrado. - Domingos Passos, secretario adjunto.
Nota publicada na Secção Trabalhista do jornal A Pátria (Rio de Janeiro), de 11 de novembro de 1923.