Socialismo e Anarquismo

(Carta aberta aos camaradas de Acción)

Apreciador de vossa bem feita revista, venho com estas linhas opor algumas objeções à brilhante colaboração: “Es el anarquismo una doctrina liberal o socialista?”, na qual o camarada A. Delfin-Meunier expõe a sua concepção das doutrinas socialistas e liberais.

Afirma esse camarada que “o liberalismo pretende limitar na maior medida do possível a intervenção do Estado nos fatos e relações sociais; pretende desenvolver a iniciativa pessoal, assegurar o bem estar para todos pelo jogo natural das forças econômicas.”

É certo. Porém, apesar de todos os pesares, o socialismo bate-se pela socialização de todos os meios de produção.

Socialismo é um vocábulo que designa todos os sistemas que se batem pela socialização de todos os meios de produção.

Meios de produção compreende-se todos os verdadeiros valores naturais e sociais: solo, subsolo, quedas d’águas, maquinaria, etc., todos os valores sociais pertencentes à sociedade. O anarquismo é a negação de governo, isto é, é uma modalidade do socialismo, segundo a qual a sociedade pode viver sem governo ou poder coercitivo.

O socialismo pode ser libertário ou autoritário; libertário quando luta pela socialização dos bens terrestres negando o Estado; autoritário, quando deseja a socialização superintendida pelo estado.

O socialismo, quando libertário, é também chamado comunismo anárquico. O socialismo, quando autoritário é designado pelos nomes de social-democracia, marxismo, bolchevismo, ou ainda republica socialista, etc.

Socialismo é, pois, a face econômica da questão social. Socialismo é a igualdade econômica, anarquismo é a liberdade. Os socialistas-anarquistas são os que se batem pela igualdade e pela fraternidade. Os comunistas não anarquistas, os que, tal como os republicanos, pretendem dar ao povo uma liberdade econômica sob a escravidão política.

Por isso, mais uma vez afirmo que o anarquismo é a concretização máxima das doutrinas socialistas.

            São Paulo, Junho de 1927

                                               Domingos Passos