Sacco e Vanzetti

Camaradas!

Não vos deveis esquecer que se aproxima a data escolhida para a execução destes bravos camaradas pela plutocracia norte-americana. De vez em quando, aparecem notícias da revisão do processo e outras quejandas, que, a meu ver, são lançadas para arrefecer o entusiasmo da solidariedade internacional.

É necessário ativar a agitação em prol desses dois camaradas. Que esta agitação não esmoreça, enquanto não chegar ao nosso conhecimento a completa libertação destes idealistas.

Lembremo-nos que a comutação da pena seria a mais infame das condenações pois, à prisão perpétua devemos preferir a morte. Assim como a solidariedade obreira sustou, por sete anos, a eletrocução, esta mesma solidariedade elevada ao mais alto grau há de dar-lhes a completa liberdade.

Lembremo-nos, camaradas, que a causa Sacco e Vanzetti é a causa do proletariado internacional. Assassinados estes dois companheiros, na América, imediatamente aparecerão na Itália, Espanha e outros países mais camaradas a serem assassinados. Lembremo-nos que, há pouco tempo, também no Brasil se pensou restabelecer a maldita pena de morte.

É preciso criar-se no proletariado uma mentalidade tal que, em nenhuma hipótese, se admita a idéia da pena de morte.

O proletariado de São Paulo está se agitando sobre este caso. É, portanto, preciso que no Rio e por todo o Brasil os comícios de protesto se sucedam, mostrando aos exploradores a nossa resposta contra este assassínio legal que a América pretende cometer.

                                                                                 Domingos Passos

                                                                                 A Plebe, 25/06/27