A Federação Operária de São Paulo é uma Necessidade

Quem observa o entusiasmo crescente do proletariado paulista vem ultimamente demonstrando pela organização, deve chegar a conclusão de que é necessária a organização ou reorganização de uma federação local, que terá a seu cargo a reorganização de muitos sindicatos operários desaparecidos nos embates da luta social.

Não pode prevalecer a mania de que não existem organizações capazes de formar uma federação local. Há em S. Paulo organizações operárias de vida já firmada nas lides proletárias e de rela valor social, como muito bem tem demonstrado a União dos Gráficos, a União dos Artífices em Calçados, a União dos Chapeleiros, a Internacional, a União dos Canteiros e outras ainda em via de fundação, como a União dos Ofícios Vários, etc.

Ora, constatada a efervescência proletária, muito lucrariam as organizações operárias se, ao lado desta atividade, um comitê federal ,agindo inteligentemente, se encarregasse da organização e orientação de núcleos operários, evitando a dispersão de energias e atitudes que se bem coordenadas levariam ao apogeu o desejo de associação que se manifesta nas massas trabalhadoras.

É tempo, camaradas, de pensarmos seriamente na necessidade de mantermos altivo o princípio da solidariedade obreira, o qual, no federalismo, encontra a máxima concretização.

Ao lançar esta idéia, convido a manifestarem sua opinião para, assim, podermos julgar sua oportunidade.

                                                                                              Domingos Passos

09/07/1927