A F.T.R.J. Desejará a Pulso, Infeccionar-nos?

Há elementos que, interessados em manter afastados do proletariado organizado do Rio de Janeiro as valorosas associações dos padeiros, marmoristas e alfaiates, vivem a rotularem-se de secretarios perpetuos da Federação dos Trabalhadores...Não se levante a costumada gritaria sobre o que escrevemos! Vou demonstrar apenas verdades, verdades que não possam levantar nem admittir explorações.

A Federação dos T. do Rio de Janeiro, foi de facto uma força organizada, mas desde que elementos seus começaram a "dansar de urso em corda bamba", ella foi perdendo o prestigio inicial e hoje não é mais que um rapazoide cadaver a pedir a creolina salvadora que a livre dos bacillos aristotelisticos do collaboracionismo.

A primeira e séria infecção deu-se quando dos efluvios das diminutas palmeiras, sahiu a divina inspiração das fracassadissimas "Coligação", "Clarte", etc.

Aquelles que gritavam: "ficarei sosinho na liça a defender os nossos principios...", foram os primeiros a bater a linda plumagem em busca de melhores achegos e sinecuras prefeituraes, pois como disse o grande sabio ingles Ellick Morn, "o estomago é tudo" e o resto são farofas, como diria qualquer Sabarabussú do alto da Urca ou de ao pé do Corcovado.

Deviam comprehender esses typos que é chegado o momento de deixar que os trabalhadores se levantem, unidos, cohesos e firmes, não para enviarem deputados ao parlamento, mas para conquistarem, por suas proprias mãos a sua emancipação.

Que o trabalhador brasileiro é avesso á politica, prova melhor não podiamos citar de que o abandono a que chegam essas organizações.

A "Coligação" foi um caso typico. Seus fundadores, pessoas da envergadura moral de Evaristo de Moraes, Mauricio de Lacerda, Nicanor Nascimento, os irmãos Palmeiras, Mancio Teixeira e tantos homens de relevo, viram claramente que o fracasso não podia ser mais retumbante.

Competencia havia, em demasia: porém, os trabalhadores só assitiam a uma reunião, e quando se retiravam porque lhes fôra vedada a palavra, alguem que estava presente dissera: "são os arruaceiros da Construção Civil. Aqui não queremos desta gente; queremos organizadores, queremos capacidades."

As capacidades la ficavam. E a Colligação? Descolligou-se ...por effeito de uma lei physica que eu talvez desconheça.

Depois foi a "Clarté", com sua directoria perpetua...depois o Partido Laborista Brasileiro, e por fim o Partido Communista do Brasil. Os trabalhadores que se encontravam enthusiasmado com a revolução Russa, adheriram ao novo organismo politico. Mas a União dos Operarios da Construcção Civil desta vez ainda poude cahir em guarda, aparar o golpe e sahir victoriosa. Hoje o partido vive ... partido. E a ex-Federação dos Trabalhadores do Rio de Janeiro vem recebendo vários e profundos golpes, dos quaes, exangue e exhausta, foi cahir nos amoraveis braços da Confederação Cooperativista.

Uma das suas adherentes, porém, a mais forte sem duvida - o Centro dos Canteiros - acaba de dar-lhe o tiro de misericordia.

Coitadinha! Quer morrer onde nasceu...

Que o Sabarabussú te deite a bençam e a Mãe-Russia perdôe os teus desacertos, te deseja.

Domingos Passos

 

Artigo publicado na Secção Trabalhista do jornal A Pátria (Rio de Janeiro), no dia 9 de maio de 1924.