Panfleto Makhnovista

O que é a Makhnovista?

É um movimento revolucionário espontâneo e autônomo que se apoia nas massas laboriosas e aspira a estabelecer a liberdade e o bem –estar social e econômico de todos.

É um movimento tipicamente da base das massas populares, autenticamente proletário, constituído exclusivamente de forças operárias e camponesas. Por sua natureza, é um fato social exprimindo sua força com o objetivo de defender as conquistas da revolução, da liberdade e da independência dos trabalhadores.

É um fenômeno histórico que nasce a partir de causas variadas e essenciais, que ultrapassa de longe, por sua profundidade, sua originalidade e sua amplitude, todos os movimentos de trabalhadores conhecidos até hoje.

É necessário precisar que a Revolução russa, realizada pelas forças populares, não realiza de forma alguma as aspirações vitais dos trabalhadores.

Por que não?

Por que o movimento não parte da base, é conduzido pela cúpula, pelos intelectuais politiqueiros. As idéias revolucionárias são alheias a esses exegetas, colados como sanguesugas ao corpo das massas trabalhadoras, das quais eles se servem para estabelecer sua influência e sua dominação.

Os camaradas anarquistas da Ucrânia, tendo a sua frente Nestor Makhno, revoltaram-se contra tão vil engodo dos trabalhadores, contra a vontade hostil para com o proletariado, por parte de uma classe privilegiada, exterior a eles, e que esforça para se impor.

Esta tendência, que tinha começado a lutar contra os estadistas, canalizou-se inicialmente num movimento revolucionário insurrecional, e mais tarde se transformou numa revolução social ucraniana.

Não é possível, em nenhum caso, considerar a Makhnovtchina como simples rebelião, uma revolta, ou como a simples expressão da indignação dos trabalhadores. Não, é um movimento social das amplas massas trabalhadores, profundamente consciente e politicamente claro. A autonomia total do movimento testemunha a evidência da profunda base sobre a qual repousa essa corrente.

Digamos ainda mais: a atitude hostil da Makhnovtchina para com os órgãos do poder governamental do Estado torna-se a atitude dos camponeses contra este poder e vice-versa: os interesses dos trabalhadores tornam-se os da Makhnovtchina.

Assim, o movimento makhnovista – originado nas bases dos camponeses trabalhadores – é vosso. Vossas esperanças, vossas aspirações e vossos projetos estão nele contidos.


De onde vem a Makhnovtchina?

O povo ucraniano, tendo herdado a tradição de liberdade que havia sido conservada desde o passado longínquo, soube conservar esta liberdade através dos séculos de escravidão e exprimiu agora, de modo inesperado, as forças que retinha em si mesmo: ousadia, coragem, temeridade, e espírito de revolta. Estas forças apareceram em nossa época sob a forma de insurreições contra os alemães e Skoropadsky, e outros movimentos reacionários: Petliura, Grigorieff, Denikin etc. em seguida, ele revelou sua verdadeira face ao transformar-se em Revolução social ucraniana.

A partir desse momento, esses forças adquiriram um aspecto e uma constituição sólida ao assimilar as idéias libertárias; o movimento se tornou um fenômeno social, exprimindo-se de maneira brilhante, com a qual todos devem agora contar.


O que aspira a Makhnovtchina?

Sempre extraindo sua inspiração das amplas massas, a Makhnovtchina controla com ardor seus interesses. Não é sem motivo que as massas camponesas estimam o movimento makhnovista como o órgão dirigente de todas as circunstâncias de sua vida.

Aparecendo como um movimento típico das camadas mais pobres do campesinato, a Makhnovtchina segue seu bem-traçado caminho, e por esta razão sua vitória marcará o triunfo total da base do campesinato e, ao mesmo tempo, o da revolução social. O movimento insurrecional makhnovista aspira a criar, a partir dos camponeses revolucionários , uma força real e organizada, podendo combater a contra revolução e defender a independência de uma região livre.

A Makhnovtchina aspira a uma vida harmoniosa, livre e igualitária. Tende, enfim, em nome do trunfo comum, à união com o proletariado das cidades, apoiando moral e materialmente, se preciso for, a classe operária.

Em resumo, a Makhnovtchina parte inteiramente da base do campesinato mais pobre e toma partido por tudo aquilo que vem autenticamente do povo trabalhador.


O que a Makhnovtchina tem em comum com o anarquismo?

A atitude negadora da Makhnovtchina para com o capitalismo e o estatismo mostra que esse movimento é essencialmente libertário. Enfim, a participação maciça dos trabalhadores na Makhnovtchina significa, por si só, que é um fato social afastado de qualquer utopia ou fantasia.

É possível afirmar, conseqüentemente, que a Makhnovtchina e o anarquismo são afins e idênticos quanto ao fundo.

O movimento makhnovista apóia-se conscientemente sobre os princípios anarquistas, quer dizer, sobre o direito ao livre trabalho, sobre o direito à autogestão total da vida social e sobre os fundamentos da Anarquia; apresenta-se como uma realização perfeita das idéias libertárias.

O movimento makhnovista perdeu quase trezentos mil homens entre os melhores filhos do povo, em nome da vitória final dos trabalhadores; rejeitou a união com os estatistas e, combatendo nas terríveis condições da guerra civil, assediado por todos os lados, carregou e continua a carregar orgulhosamente a bandeira negra onde figura a sua divisa:


"Com os oprimidos e contra os opressores – Sempre!"

* * *

Em conclusão, digamos algumas palavras sobre o anarquismo: não é uma mística, nem uma utopia, nem tagarelices sobre a harmonia, nem um grito de desespero. Não, o anarquismo vale antes de mais nada por sua dedicação à humanidade oprimida. Conclama as massas à verdade, à luta pelas aspirações libertárias e aparece atualmente como a única teoria sobre a qual as massas podem apoiar-se, com confiança, em seu combate.

Como o anarquismo e a Makhnovtchina estão estreitamente ligados entre si, é natural que a um e a outro se apresentem caminhos semelhantes, conduzindo rumo à liberdade, à igualdade e à fraternidade. É importante que, em relação a isso, o movimento makhnovista tenha feito sua escolha, com precisão, entre todas as doutrinas sociais, e que tenha feito sua, ousada e abertamente, a palavra de ordem:


"Por uma sociedade e um trabalho livres!"

Viva a Makhnovtchina – movimento revolucionário insurrecional!

Viva a Makhnovtchina – livre união dos operários e camponeses!

Viva a Makhnovtchina – a própria realização do anarquismo!


A seção de propaganda do estado-maior do exército revolucionário insurrecional makhnovista.

Este panfleto data de março de 1920.
Tradução
Alexandre Skirda(russo)
Plínio Augusto Coêlho(francês)

 

Nestor Makhno e a revolução social na Ucrânia - Ed. Imaginário