Zona Sul Bacana - Segurança e Controle

O governo do Estado organizou e está pondo em prática uma nova política de segurança: Novas tecnologias à disposição do controle, que dará uma "paz" aos habitantes... 500 câmaras estarão espalhadas pela cidade. As ações da guarda municipal, juizado da infância e adolescência, fundação Leão XIII e as polícias civil e militar estarão integradas para coibir a presença de camelôs e moradores de rua na zona sul e centro, dentro do plano inicial. O plano foi batizado de ZONA SUL LEGAL e tem como inspiração o TOLERÂNCIA 0, adotado nos EUA. Felizes e otimistas a governadora Rosinha Mateus e o secretário de segurança pública e marido da governadora, Anthony Garotinho, sorriam para as câmaras da REDE GLOBO, que é coadjuvante no policiamento moral e cultural cotidiano sobre o povo, construindo o discurso ideológico das elites e do Estado burguês.

O Estado e a polícia demonstram ser uma eficiente máquina para a indústria de violência, que cresce e rende muitos lucros. Mais tecnologia e mais controle que apontarão para maior repressão aos trabalhadores de rua, os camelôs e o transporte alternativo, forçando-os ao desespero do suicídio, à criminalidade ou ao tráfico. Aos moradores de rua restará desaparecer dos centros comerciais e turísticos, que segundo a presidente da associação de moradores de Copacabana, devem ser retirados porque é muito feio ver meninos de rua e camelôs em um bairro que é a porta de visitas dos turistas que vêm ao Rio de Janeiro o cartão postal internacional. O programa RJ - TV do dia 16 de junho realizou uma propaganda descarada e ideológica do ZONA SUL LEGAL, e um oficial da polícia que foi entrevistado disse que esta já era uma demanda da população. Está bem claro portanto quem faz e quem não faz parte da população para a polícia, quem é e quem não é cidadão. Faz parte da sociedade apenas quem sai na coluna social. Tanto que 768 soldados e oficiais estarão sendo treinados até agosto para missões com alto poder de fogo para operar em terreno inóspito, favelas, onde está quem segundo eles não faz parte da população.

Pouquíssimas vagas são abertas para concurso em todo o Estado para os serviços básicos de assistência social, educação e saúde. No entanto, para a polícia cogita-se a integração de 2.000 novos policiais a cada ano. Aproveitando o desempenho do BIG BROTHER, o poder repressivo observará, escutará e agirá. Passos e vozes serão monitorados em ruas e casas, manifestações estarão sob vigilância e através de câmeras serão um a um identificados. 22 milhões de reais serão investidos na modernização do Instituto Félix Pacheco, tudo isto dar-se-á à velocidade do cabo de fibra óptica e mais viaturas estarão nas ruas... fala-se de 200 automóveis a cada dois meses... TUDO PARA GARANTIR LUCRO SEGURO AO COMÉRCIO. Os direitos dos empregados estão condicionados aos contratos, devendo ser aceitos com a unilateralidade das condições contratantes do empregador. Com menos direitos trabalhistas e sob ameaça de cair na criminalidade, restará ao empregado aceitar incondicionalmente as imposições dos contratos sem chorar, sentir, reclamar ou refletir e terá assim de aceitar a condição de escravo.

Os que estão por cima, a elite, a toda poderosa burguesia pretende sair vitoriosa e jubilosa em mais uma batalha da guerra que travam contra o povo... comemora com champanhe importado francês e ao som de NEW YORK, NEW YORK do Frank Sinatra. Bem vindos ao século XXI - terceiro milênio, imensa cerca, imenso curral, discriminação brutal, violência, repressão, APARTHEID, Big Brother, e dor... MUITA DOR.

 

Coletivo de Estudos Anarquistas Domingos Passos - 20 de Junho de 2003, Território Tamoio.