O Grito dos Excluídos Contra o Acordo de Livre Comércio das Américas

A águia imperialista agita suas asas e do alto espreita sua presa predileta, nossa gente latino-americana. Os Estados Unidos da América há muito nos mantêm cativos e tratam as nossas terras como o seu quintal. Já estão cercando a Amazônia de bases militares, e pretendem para isso invadir definitivamente terras brasileiras. Em Alcântara, no Maranhão, já estão expulsando muitos de nossos conterrâneos para esse fim, e entre os vitimados estão remanescentes dos quilombos, focos de resistência às elites senhoriais, as mesmas elites que aprovam hoje essa invasão. Elites são elites, não importa em que lugar do globo, gozam dos bens produzidos pela maioria de escravos que somos, e nisso são solidárias entre si.

O Acordo de Livre Comércio das Américas, conhecido também como ALCA, demonstra bem como as elites nacionais e internacionais estão unidas. Nem políticos da chamada "esquerda" se recusam a assinar esse acordo de cavalheiros entre as elites de toda a América, que coloca os direitos das empresas em devastar e explorar mão-de-obra acima de qualquer pequena conquista democrática que tenhamos conquistado até este exato momento. Mas mesmo em meio às elites existem dissidências, e não devemos tampouco dar ouvidos a essa gente que só diz estar do nosso lado para manter o seu lugar ao sol. Sejam gringos ou brasileiros desbotados, devemos rechaçá-los. Queremos uma soberania sim, mas uma onde todos sejamos soberanos, e não uma meia dúzia de latifundiários, políticos, militares e patrões. Queremos Terra e Liberdade.

Somos militantes anarquistas inseridos em trabalhos de bairro, entre outros, mas também mantemos um espaço de debate político, e de distintas formas estamos nos organizando com o povo para construir o Socialismo e o Poder Popular. Entendemos este Plebiscito contra a ALCA como uma dessas iniciativas de união dos movimentos populares assim como o Grito do Excluídos, e como uma forma de deixar claro o quão distantes estão as decisões políticas governamentais da Vontade Popular. Neste dia de uma independência que ainda está por vir, lancemos um grito de libertação para toda a América Latina.

Ou se vota com os de cima, ou se LUTA com os de baixo!!!

Coletivo de Estudos Anarquistas Domingos Passos, 2002