Uma escola libertária na Coréia: “Freeschool”

“Freeschool” é a escola da Solidariedade Internacional. E é mais um dos “vários” projetos dos anarquistas coreanos. Em breve estaremos divulgando uma matéria especial do anarquismo contemporâneo coreano e japonês. Neste momento está ocorrendo na Coréia o “The Summer of Anarchy”, mas por problemas lingüísticos não ouso divulgar.

“Freeschool” foi criada por um grupo de pessoas interessadas em educação livre e social, em busca de justiça. E, também, com o objetivo de quebrar o rígido e tradicional confucionismo usado na educação coreana. “Freeschool” é um centro escolar bem implantado na comunidade coreana, baseado em três princípios:

1) acessibilidade livre

2) nenhuma taxa de inscrição

3) currículo aberto

Habilidades, conhecimentos e experiência, esses são os trunfos do saber dinâmico dos “professores” de “Freeschool”. Alguns exemplos de classe: introdução à filosofia ocidental, alternativas de higiene menstrual, metodologias anarquistas, arte, como fazer bonecos, cuspir fogo, "prestigiando a bola", como funciona a mídia, internet, medicina oriental, produção de zines, idioma coreano, língua inglesa “para” punks, história coreana, direitos humanos, violão etc.

A participação no coletivo é aberta para todo mundo. Eles buscam na escola romper o limite entre professor e aluno e criar uma cultura igualitária dentro da escola.

“Nós queremos desafiar a propriedade da educação e do conhecimento por uma elite privilegiada. Estamos especialmente interessados em trabalhar com as pessoas que queiram desenvolver redes e comunidades internacionais que trabalham para combater a opressão e o autoritarismo, que buscam desenvolver livremente os modos de viver igualitários”.

”O sistema de ensino coreano é tão “fucked” e elitista... Se você não tem dinheiro, não pode ter uma boa educação. O currículo é controlado pelo governo. Todos os assuntos de “Freeschool” são controlados por nós, e desafiamos a educação oficial e o “stranglehold” que os ricos estão usando”, diz Dopehead, um anarquista coreano.

”Freeschool” é completamente sustentada pelas pessoas envolvidas com o projeto e o Instituto de Pesquisa Cultural Nacional, onde Lee Mun-Chang, um veterano anarquista, tem trabalhado há muitos anos. Esse instituto serviu, muitas vezes, de “fachada” para a sobrevivência das idéias libertárias, diante de ditaduras políticas e militares coreanas.

Lee “pendurou as chuteiras”, mas uma das suas metas mais importantes que era difundir as idéias libertárias entre os jovens, se concretizou um pouco com a criação de “Freeschool”. Ele também continua muito disposto a compartilhar seus conhecimentos de história anarquista coreana, não como um historiador inquestionável. Ele espera encorajar os jovens, as pessoas a acharem seu próprio “turangawaewae”.

O projeto “Freeschool” já está firmemente arraigado na situação local. E os compas sentem que “agora é o tempo para começar a se expandir”. ”Nós precisamos de mais amigos, coreanos especialmente. Nós precisamos distribuir cada responsabilidade, senão não seremos nada sem nenhuma organização. Eu estou doente de organizações de palavras”, diz uma jovem libertária.

Agência de Notícias Anarquistas-ANA

É um é dois é três

É mil cento e trinta e seis

Sonhos que abandonei!

 

ANA