Autor:Fritjof
Capra
Hoje
estamos diante de uma série de problemas globais que prejudicam
a biosfera e a vida humana de maneiras tão alarmantes que logo
podem se tornar irreversíveis.
Chegamos
a esse estágio, face o paradigma que configurou a sociedade ocidental
e influenciou o resto do mundo.Esse paradigma, consiste em uma série
de idéias e valores entre eles a visão do Universo como
um sistema mecânico composto de estruturas elementares, a visão
do corpo humano como uma máquina, a visão da vida em sociedade
com uma luta competitiva pela existência, a crença no progresso
material ilimitado a ser alcançado pelo crescimento economico
e tecnológico e por último a crença de que uma
sociedade na qual a mulher é em toda a parte subordinada ao homem
segue uma lei básica da Natureza. Esses valores estão
perdendo a força e o novo paradigma que pode ser chamado de visão
holistica do mundo, vê o mundo como,um todo integrado e não
como uma reunião de partes dissociadas.Também pode ser
chamado de visão ecológica, se o termo "ecológico"
for usado em sentido amplo e profundo.
Este
sentido amplo e profundo do ecológico está associado a
uma escola filosófica e a um movimento global radical, conhecido
como "Ecologia Profunda".
O
ambientalismo superficial é antropocentrico.Vê o homem
acima ou fora da natureza, como fonte de todo valor, e atribui a natureza
um valor apenas instrumental ou de uso.A Ecologia Profunda não
separa do ambiente natural o ser humano nem qualquer outro ser. Vê
o mundo como uma teia de fenômenos essencialmente inter-relacionados
e interdependentes.Ela reconhece que estamos todos inseridos nos processos
cíclicos da natureza e somos dependentes deles.
Finalmente
a consciência ecológica profunda é espiritual ou
religiosa. Uma vez que o conceito de espirito humano é entendido
como o modo de consciência no qual o indivíduo sente-se
conectado com o cosmos enquanto um todo, torna-se claro que a consciência
ecológica é espiritual em sua essência mais profunda.
Não surpreende portanto, seja coerente com a chamada "Filosofia
perene" das tradições espirituais - quer estejamos
nos referindo à espiritualidade dos místicos cristãos,
dos budistas, ou a filosofia e cosmologia subjacentes às tradições
dos nativos americanos.
Toda
a questão de valores é crucial para a ecologia profunda,
ela é de fato a característica central que a define, ela
baseia-se em valores egocêntricos (isto é, centrados na
Terra) É uma visão do Mundo que reconhece o valor inerente
da vida não-humana.Todos os seres são membros de Oikos-Lar
Terreno, a comunidade une-se numa rede de interdependências, Quando
essa percepção tornar-se parte da nossa consciência
cotidiana, um sistema ético
radicalmente novo emergirá.
Tal
ética ecológica faz-se urgente hoje, especialmente na
ciência, já que a maior parte do que os cientistas estão
fazendo não é no sentido de promover e preservar a vida
mas, destrui-la.Com físicos criando sistemas armamentistas que
ameaçam varrer a vida do Planeta, químicos contaminando
o meio ambiente, biólogos criando novos e desconhecidos microorganismos
sem saberem as conseqüências, psicólogos e outros
cientistas torturando animais em nome do progresso cientifico.
Por
fim a visão de que os valores são inerentes a toda a Natureza
viva está fundada na experiência ecológica profunda,
ou espiritual, de que a Natureza e o EU são um só. Essa
expansão do EU até chegar à identificação
com a Natureza é o fundamento da ecologia profunda conforme reconheceu
claramente Arne Naess: "O cuidado ocorre se o EU se expandir e
aprofundar-se de maneira que a proteção da Natureza seja
sentida e concebida como proteção a nós mesmos."