Radicalismo ou Sectarismo?


            Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Três palavras apaixonadamente repetidas pelos libertários do mundo inteiro.
            Por um mundo onde caibam vários mundos! - Um dos lemas mais utilizados pelos anarquistas... 
            Todas essas frases e lemas vão por água à baixo quando seus repetidores e adeptos se mostram na prática o contrário. Parte desses libertários criaram "dogmas" e seguem isso como uma verdade absoluta, que todos devem aceitar; utilizam-se de argumentos muitas vezes falhos e um tanto quanto sequitários para justificar seus pontos de vistas. Criaram uma concepção no mínimo estranha de "anarquismo". Não bastasse a incessante busca pela "conversão" de novas pessoas para seu ponto de vista, ainda tentam de todas as formas destruir a individualidade do outrem simplesmente por discordar de outra visão.
            Que o anarquismo tem a pretensão de ser algo inalienável todos já sabem, embora alguns pareçam não se dar conta disso. As diversas correntes do anarquismo da atualidade não têm dado a devida importância a esse tipo de pensamento; esquecem que, apesar de sermos adeptos do princípio da autonomia individual, não devemos parar de nos autoquestionar, de refletir sobre um assunto tão polêmico, para mantermos sempre nossas formas de pensar e de agir um tanto quanto possível dentro dos desejos e intenções da ética e prática anarquista.
            Observando um pouco do passado podemos apreciar as várias contribuições dos grandes pensadores anarquistas para a formação do pensamento libertário atual, e dessa mesma forma podemos observar os inúmeros "atropelos" que alguns dos mais fervorosos companheiros tiveram na luta contra o autoritarismo: os atentados terroristas, o assassinato de inocentes, e, assim como hoje, a intolerância praticada por alguns militantes anarquistas em relação à individualidade das demais pessoas. Tais atitudes mostram-se, mesmo respeitando tais pontos de vista, um tanto quanto, e por que não até equiparam-se, a atitudes tipicamente autoritárias.
            Muitos dirão que essa opinião é a de um típico "anarquista-pequeno-burguês"... Mais uma vez estarão sendo sectários, pois não percebem que o radicalismo e o caráter revolucionário não depende da quantidade de "radicalidade", do quão revoltado se mostra essa pessoa, mas sim, e daí a importância de nos mantermos sempre em constante vigília, de mostrarmos na prática aquilo que acreditamos e seguimos como uma ideologia anti-autoritária, sem verdades absolutas. Muitos dirão que essa minha opinião também se mostra de certa forma autoritária e sectária, mas aqui vos coloco que não se trata de autoritarismo ou sectarismo, falo sim dessa forma pois apesar de não existir uma linha central e mais correta do anarquismo, existem princípios que estão em todas as dezenas de linhas de pensamentos libertários, que são aceitos de forma geral por todos os que se dizem anarquistas, como por exemplo o antiautoritarismo, anti-sectarismo, respeito às diferenças, pela descentralização das formas de organização, etc.
            Portanto, é no mínimo, mais que válido separarmos um tempo para refletir sobre esse assunto para não cairmos nas garras da contradição e do sectarismo.

            Anselmo Malaquias.
            Natal-RN, 4 de Maio de 2001.


Voltar