A modelagem do jovem no século XXI


Quando nascemos, já de cara levamos palmadas na bunda, vamos para uma sala, ficamos a critério de enfermeiras e médicos, esperando a nossa vez de sermos atendidos.
            Na vida comum, ou seja, logo quando adentramos a civilização, não é diferente, somos postos à espera de algo que ainda nem sabemos ao certo se conseguiremos alcançar; no que falo? Falo de tudo, da escola, da rua, da vida conjugal, enfim, tudo aquilo do qual participa a "sociedade". Você certamente em algum dia da sua vida já ouviu falar em "sistema", não ouviu? Pois é, é justamente isso que controla todas as formas de tratamento, tão quanto controla o rumo, o destino, a meta que você certamente irá traçar na sua vida. O sistema nada mais é do que "um tutor" da sua vida, que controla suas atitudes, seu modo de ser e de agir, até mesmo de pensar.
            O que é preciso entender é que o sistema, existir, existe sim, mas não é algo que somos obrigados a seguir, ou seja, caso tenhamos vontade, podemos mudar o rumo de nossas atitudes, de nossa vida, podemos traçar a meta que quisermos, e fazer de nossas vidas aquilo que sonhamos ou simplesmente temos vontade de ser. 
            A face mais conhecida deste sistema, pode ser traduzida por exemplo em fatos do cotidiano, muitas vezes vemos jovens assassinando, matando, extorquindo, furtando, mas não nos damos conta de que foi a própria sociedade que o fez se tornar assim, um exemplo clássico disto é a FEBEM, onde ali residem as piores mentes criminosas já vistas em menor idade.
            O que acontece hoje em dia é que o jovem é tratado como irresponsável, ou melhor, é abduzido de responsabilidades, ou seja, é livre de responsabilidades, o que acarretará posteriormente em um adulto delinqüente, pois tudo que o dizem é que "a vida é uma festa", "só se é jovem uma vez na vida", depois, cobram a seriedade que a "vida de verdade" exige, mas aí já é tarde demais. 
            Com tudo isso, temos de tomar certas atitudes drásticas, do tipo: "não aceitar esses conselhos (furados)" e seguir em frente, cientes de que a vida, desde jovem já exige ser extremamente sério e tomar atitudes "adultas".
 

-Bruno Garcia Andrade ( bruno.colunista@ig.com.br )


Voltar