Ascensão Libertária 


É mais que notável a onda crescente de adesão e utilização de princípios libertários no planeta. Numa nova era onde os partidos políticos já perderam a credibilidade e a população sente a necessidade de organizar-se para uma luta político-socio-econômica-cultural sistemática contra o globalizado capital, os princípios libertários são os que se encaixam mais com a nossa atual realidade e aspirações. Basta observar as recentes manifestações em Seatle, Praga e Québec; e as inúmeras ONGs, cooperativas, federações e associações que vão surgindo, utilizando-se da organização descentralizada, sem hierarquias, da autonomia e autogestão libertárias.
            Enquanto a esquerda oficial organiza-se para arrecadação de votos e/ou tentar "converter" e manipular o povo e reformar o Estado, nós, libertários em geral, através da luta sincera e societária, propondo a participação de todos e reconhecendo o potencial de cada um, estamos criando novas formas, criando novas idéias, novas saídas, para uma nova sociedade organizada onde todos sejam realmente livres, onde as relações interpessoais sejam mais estreitas, onde as relações e práticas sejam orientadas pelo bom senso, pelos acordos coletivos e participação efetiva de todos nas mais diversas áreas de abrangência organizacionais.
            As populações minoritárias e exploradas estão pensando global e agindo local. Lutas internacionais e anacionalistas praticadas utilizando-se da ação direta como as manifestações anticapitalista e antiglobalização são mais que evidentes vestígios de uma tendência libertária, onde os povos eliminam as fronteiras imaginárias e manifestam-se pelas mais diversas aspirações e desejos.
            O capital está chegando ao seu "desenvolvimento" máximo. A própria condição atual leva-nos a participação e reflexão sobre os paradoxos implantados pelo imperialismo mercantil e a ditadura cultural.
            Hoje, o horizonte para os anarquistas e libertários em geral está se ampliando cada vez mais.
            O ideal libertário, ao contrário do que muitos pensam, jamais morreu e agora mostra em boa hora a sua maior vantagem sobre as demais correntes políticas: sua luta holística, global, pelos mais variados temas, não somente no ramo da economia, do trabalho, dos meios de produção; tocam as pessoas porque os valores libertários mostram-se na teoria e na prática como valores realmente universais, onde todos são um e onde cada um é uma parte do todo.
            Por um mundo sem fronteiras, por um mundo onde caibam vários mundos lutemos pela implantação do bom senso!

Anselmo Malaquias.
            Natal-RN, 28 de Abril de 2001.
            (Inspirado na Mesa Redonda realizada no III Terra Livre - Encontro de Cultura Libertária de Natal).


Voltar