DOCUMENTACIÓN: Artículos, Ponencias e Informes                                      volver a la página de documentación

CONCEPCAO DE EDUCACAO POPULAR - CENTRO DE EDUCACAO E ASSESSORIA POPULAR

 Nossa experiência de trabalho está fundamentada na concepção pedagógica dialética  da educação popular, procura produzir uma proposta de trabalho seguindo a lógica da construção coletiva do saber, aqual busca promover a sensibilização, a reflexão critica e o intercâmbio de experiências.

 Trata-se de promover a construção coletiva de conhecimentos, num processo no qual os participantes possam explicitar a sua experiência do cotidiano e compreender  o significado da sua ação política, despertando sua criatividade e provocando uma prática participativa, dialógica e democrática.

 Esta concepção metodológica se propõe a ter a prática social como ponto de partida. isto significa que a ação educativa deve partir da problemática concreta que um determinado grupo social vive de suas necessidades específicas, do conhecimento que já possui sobre basear-se em elementos objetivos que surgem na vida cotidiana do grupo: os elementos provenientes de sua prática produtiva concreta, de sua experiência organizativa, do contexto sócio-econômico em que se desenvolve sua atividade.

 Supõe partir também dos elementos subjetivos: os conhecimentos e interpretações que o grupo já  adquiriu em sua experiência. Isto implica considerar suas formas de expressão, sua linguagem, suas manifestações culturais e artísticas, seus valores.

 Esta concepção permite realizar um processo de teorização sobre a prática. Isto significa analisar as situações  concretas de que partimos; fazer deduções a partir delas, confrontá-las com outras práticas, analisar as causas dos fenômenos, conceituar, emitir opiniões  críticas.

 Isto gera ou favorece um processo ativo e crítico de apropriação dos conceitos e instrumentos metodológicos. Trata-se de gerar uma dinâmica de reflexão coletiva, na qual os conhecimentos existentes (tanto dos educandos como dos educadores), sejam ativamente reafirmados, aprofundados, modificados ou abandonados de maneira consciente, ou seja apropriados, apossados pelos participantes.

 A afirmação de que a prática social é o ponto de partida significa se deparar com diferentes níveis de consciência e organização dos grupos com que trabalhamos ( associações de moradores, grupos de mulheres, adolescentes, de mulheres...) A ação investigadora e educativa deverá inserir-se então, na dinâmica própria de cada organização, segundo seu caráter específico e seu próprio nível de desenvolvimento e experiência, numa perspectiva transformadora e de continuidade.


Comunicados | Quiénes somos  |  Actividades realizadas  | Informaciones | Documentación  | Legislación  | Acciones | Inscripción | EnlacesVolver al comienzo de la página.