Em Frente

Li na "A Patria" a proclamação do Partido Communista.

Felizmente para nós, os trabalhadores ligam pouco ao que se diz, procurando antes observar o que se faz.

Entre os capitulos desta proclamação há alguns que merecem reparos.

- Mostrar, dizem elles aos operarios, a vossa condemnação contra os que só se occupam em romover questões pessoaes no vosso seio, porque elles são lobos vestidos de cordeiros.

Realmente isso têm feito os trabalhadores. Ocorre-me até um facto interessantissimo.

Quando o Syndicato dos Ladrilheiros tratou de federar-se, uma commissão foi enviada aos dois organismos federativos e, coisa interessantissima, entre elles verificou a commissão que a "ordem do dia" do C.F. só constava de dois casos "sérios": discussão sobre a Confederação Cooperativista, sobre a vida particular de dois militantes libertarios, sendo que um dos membros da referida commissão até declarara não ter ido ao CF da F.T.R.J. para saber de coisas privadas de dois camaradas.

Poderão affirmar que a F.T.R.J. não é o Partido Communista. Neste caso, eu daria a palavra ao camarada Manoel Fellipe, então freguez do boticario do partido.

Elle, Manoel Fellipe, que há algum tempo estava afastado da organização e que há nuito não me via, procurou-me um dia para contar-me da maneira por que os "inimigos das questões pessoaes" diziam ali, dos anarchistas, as maiores infamias.

Felizmente para nós, anarchistas, este companheiro - ao contrario dos outros - procurou syndicar a verdade dos factos e no dia seguinte, quando voltou á "botica", onde tinha contratado algumas injeções - que não eram da vida alheia! - teve ocasião de desmentir aquella e outra invencionice que se propalava a meu respeito...

E é por isso, simplesmente por isso que dia a dia os trabalhadores vão abandonando os embusteiros, enveredando pelo caminho da organização operaria, não para fortalecer nenhum partido "socialista" ou burguez, e sim para fortalecerem a si mesmos, nos seus organismos de resistencia e de combate as explorações da sociedade actual.

Quando a organização operaria tiver attingido ao apogeu almejado, uma das suas principaes preocupações é a de atirar por terra não só o partido "socialista" (dito Communista) como todos os partidos.

Não é de partidos que precizamos. Os partidos são cacos e os cacos só tem uma utilidade: a de encher as "garys" e ir aterrar a Sapucaia.

Precizamos é de "inteiros" e estes só se conseguem com a "organização syndicalista revolucionaria", que une, que eleva, que constroe.

E é isto mesmo que têm feito os trabalhadores, apesar da ultra-dionysiaca literatura socialista, bolchevista, e "dita" communista dos transfugas do nosso meio, apesar da viagem de Canellas pela Europa, de onde veio dizendo algumas verdades (e por isso foi expulso do Partido Communista do Brasil), apesar ainda do envio de Astrogildo, que já começou a pregar mentiras, pois lá se tem dito representante do operariado brasileiro, quando os seus proprios amigos - depois do nosso protesto - vieram desmentil-o.

Felizmente, por toda a Europa já a esta hora os nosos camaradas estão prevenidos de que o proletariado brasileiro não enviou nenhum representante á Russia dos dictadores, com quem não desejamos firmar qualquer accordo de revolução ..."moscovita".

Domingos Passos

 

Artigo publicado na Secção Trabalhista do jornal A Pátria (Rio de Janeiro), no dia 4 de maio de 1924.