Democracia ou Mentira?

Depois dos ataques terroristas aos EUA, políticos, empresários e meios de comunicação têm repetido que os mesmos foram uma ameaça à democracia, aos regimes democráticos à paz democrática e várias coisas desse tipo.

Mas que democracia é essa em que a sociedade é assassinada, é vitima de atentados, sem direito de escolha, por culpa das políticas internacionais de seu governo?

Será que essa democracia de que tanto falam existe mesmo?

Dizem que no Brasil existe um regime democrático, onde o povo tem voz e é livre. Mas que democracia é essa que você paga inúmeros impostos e não recebe o mínimo de assistência à que tem direito por parte do governo e das instituições?

Você vê facilidade em conseguir emprego? Você vê a polícia diminuindo o crime e garantindo sua segurança nas ruas? Vê hospitais públicos bem equipados, sem filas e com bom atendimento? Em que estado estão as escolas e as universidades públicas? As escolas públicas dão base para passar em concursos? Você vê os funcionários públicos felizes com seus salários? E os transportes? Os trens estão bem conservados e seguros? É fácil, rápido, seguro e confortável para quem sai do subúrbio e tem que trabalhar no centro ou outro lado da cidade? E quantas pessoas têm o privilégio de ter água potável e rede de esgotos em suas casas? Os serviços públicos atendem às suas necessidades?

Você olha a sua volta e parece que tem muito trabalho a ser feito, muitas coisas que precisam melhorar e muitas pessoas que precisam de ajuda. Mas no entanto, parece que o governo faz um bom trabalho?

Mas se você tiver dinheiro? Você pode pagar uma escola particular ou cursos de aperfeiçoamento para ter melhores chances de conseguir emprego. Você pode pagar um pré vestibular para ter chance de entrar na universidade. Você pode andar de metrô, táxi, ou ter um carro para chegar na hora ao trabalho. Pode pagar um plano de saúde e receber assistência médica de primeira qualidade. Pode morar em uma casa, apartamento ou condomínio com água, esgoto, rua asfaltada e segurança.

Quer dizer que você só tem saúde, escola, água, esgoto, comida, segurança e o mínimo para viver se puder pagar por isso? E se você não puder pagar?

A maioria não pode pagar, e não pode contar com os serviços públicos. Mas uma minoria pode pagar por bons serviços particulares.

Sua voz será ouvida e as coisas vão mudar se você protestar contra isso? Você vê o governo atendendo suas reclamações?

Você acha que isso é realmente uma democracia?

Não, não é democracia! É uma mentira!

Mas se essa democracia é uma mentira, por que os políticos, os empresários e os meios de comunicação têm tanto medo de que ela seja ameaçada? Por que eles têm tanto medo de que a maioria deixe de viver como porcos e tenha os mesmos direitos da minoria privilegiada?

Porque, se está faltando pra alguém, é porque outro está roubando.

Mas se toda essa maioria, que não pode pagar, protestasse unida, fosse pras ruas gritar por seus direitos?

É disso que eles têm medo...

Coletivo de Estudos Anarquistas Domingos Passos, Niterói. Março de2002