Zumbi Vive!!!

Zumbi (1655-1695) nasceu num dos mocambos que constituíam o quilombo dos Palmares. Foi capturado, recém nascido, em uma das muitas expedições militares contra Palmares e foi dado de presente a um padre, ganhando de batismo o nome de Francisco. Com quinze anos de idade fugiu com um grupo de escravos de volta para o quilombo dos Palmares, livra-se do antigo nome, passando a ser Zumbi, que significava "Deus da Guerra", "Fantasma Imortal" ou "Morto Vivo". Aos dezessete anos já é chefe guerreiro derrotando a quinta expedição armada contra Palmares. É nomeado rei de Palmares quando insurge-se contra um duvidoso acordo de paz feito entre Ganga Zumba, primeiro rei do quilombo, e o rei de Portugal em 1678. Zumbi não acreditava que os brancos honrassem os termos da paz, insistindo em que a luta era a única forma de continuarem livres. Só é morto em 1695, delatado por um dos chefes palmarinos de sua confiança.

Quilombo significa "sociedade guerreira". O quilombo dos Palmares durou praticamente um século, foi o maior e mais duradouro dos muitos que existiram na América, representando um estado negro dentro do estado escravagista brasileiro. Ocupava uma área de 27.000 quilômetros quadrados, equivalente a Alagoas, era constituído por nove mocambos ou povoados com um total de 20.000 habitantes em uma região extremamente fértil, banhada por vários rios e fauna e flora extremamente diversificadas. Tudo era produzido de forma comunitária, além da agricultura praticavam o artesanato e a metalurgia. Por possuir um ideal comunitário extremamente forte, possibilitando um igualitarismo que o sistema colonial negava e por ter-se formado sob a inspiração do sentimento de liberdade , Palmares representava um ameaça aos senhores de engenho e precisava ser destruído. Depois de sofrer nove expedições armadas (entradas) durante quase cem anos, Palmares é destruído por Jorge Velho e seus bandeirantes.

A história de Zumbi e do quilombo dos Palmares é mais um exemplo entre muitos na história da resistência à escravidão no Brasil. Foi o primeiro grande ato de rebeldia contra o sistema escravista colonial e o poder em nossa história. Palmares nos motiva a lutar contra o "mito da democracia racial", do "negro dócil", Zumbi representa o negro rebelde que lutou pela liberdade até a morte. Ontem Zumbi lutou contra os interesses dos poderosos de sua época, hoje ele vive em todos aqueles que lutam contra a escravidão capitalista, que ainda mantém os negros e a maior parte do mundo presos às correntes da exclusão social.

20 de Novembro, dia da CONSCIÊNCIA NEGRA

Coletivo de Estudos Anarquistas Domingos Passos, novembro de 2001