16 de Outubro - Dia Internacional Anti-McDonald's

O que contêm de tão ruim num McLanche “Feliz”, num McChicken e tantos outros McLixos? Se já não bastasse a invasão cultural, a alimentação inadequada ou a dominação econômica dessa multinacional, ainda haveria inúmeros motivos para o boicote. Para não cansar muito nós podemos citar alguns poucos, pois do contrário, estes preencheriam várias e várias páginas.

Primeiro é importante desmascarar as mentiras contidas em suas propagandas, que mostram funcionários felizes e consumidores saudáveis. Total ilusão. Funcionários do McDonald’s não têm qualquer direito trabalhista, ganham mal, não têm qualquer estabilidade e são obrigados a competir entre si diante da ameaça constante de demissão. No país onde nasceu essa McPraga, os EUA, a alimentação das redes de “Fast Food” e o lixo produzido por ela, o que querem espalhar em todo o globo, difunde ainda mais doenças como obesidade, diabete, gastrite, câncer, artrite e problemas cardíacos na população. É só olhar para eles, quando não estão representados em filmes de Hollywood. Ainda tem a cara-de-pau de dizer que ajudam, uma vez no ano, doentes de câncer, como se isso sanasse alguma coisa.

Sobre o lixo, o uso de bilhares de embalagens inúteis tem enorme conseqüência ambiental, e já aproveitando o assunto, ainda mais conseqüências desastrosas elas causam através dos 13.000km² de floresta consumida por ano, destruindo ecossistemas e extinguindo vidas desenvolvidas através de milhões de anos. Também no caso brasileiro o desmatamento do cerrado e da floresta amazônica para a criação do gado de que utilizam. Ecossistemas que sempre sustentaram muito bem o povo e que convivem a milhares de anos com a produção de milho, mandioca, feijão, produção hoje usada para alimentar o gado que vai virar hambúrguer para uns poucos, enquanto a maior parte da população passa fome e, expulsa da terra, não conseguem ocupação. Outro desastre ecológico e sanitário, o McChicken é produto de animais modificados geneticamente e criados de forma cruel e entupido de hormônios que causam as mais variadas deficiências no animal mesmo assim como no homem que o consome. Tudo em nome de uma falsa produtividade.

Voltando à mão-de-obra, os brinquedinhos do McLanche “Feliz”, produzidos para atrair as crianças, são hipocritamente fruto de trabalho infantil em países do terceiro mundo. E quanto desemprego não causa também através do monopólio das redes de produção e consumo, não comprando de produtores e do comércio da região, e sempre concorrendo de forma desleal com os estabelecimentos locais, não pela qualidade de seu produto, mas de sua propaganda massiva.

Contribuição de um companheiro do coletivo desde Marília, 2001.