Nota de Apresentação

"O que queremos... é a completa destruição da dominação e exploração do homem pelo homem; queremos os homens unidos como irmãos por um senso comum e uma solidariedade desejada, todos cooperando voluntariamente para o bem estar de todos; queremos que a sociedade seja constituida com o propósito de suprir a todos com os meios para atingir o máximo bem estar, o máximo desenvolvimento moral e espiritual possível; queremos pão, liberdade, amor e ciência - para todos." - Errico Malatesta, Il Programma Anarchico, 1920.

O Coletivo de Estudos Anarquistas Domingos Passos nasceu de um desdobramento das propostas do antigo GEA, Grupo de Estudos Anarquistas, um ciclo de leitura e discussão. Este por sua vez surgiu da necessidade de militantes de Niterói e São Gonçalo, engajados na luta social, poderem aglutinar-se em torno das propostas anarquistas de organização e teoria política e social, e abrindo também as portas da filosofia e do movimento anarquista para aqueles que se interessassem, não permanecendo assim isolados nos seus diversos trabalhos. Contamos em diversos momentos, com a colaboração de companheiros também do Rio de Janeiro, de Maricá e da Baixada Fluminense.

O Coletivo Domingos Passos traz propostas de estudo de temas específicos e apresentação de trabalhos, de participação em uma rede libertária a nível mais amplo, assim como da tiragem de um boletim e de uma futura biblioteca. Os temas com que trabalhamos envolvem além das várias vertentes do anarquismo e da luta popular, também outros que envolvem as lutas de libertação nacional e organização social na América Latina e as contribuições e lições que podem trazer para as nossas lutas em nível local. Temas sobre educação libertária e meio ambiente, a condição humana, a questão da Terra, autogestão e alternativas econômicas, além de outros elementos para a organização da luta.

Nosso objetivo é criar ferramentas para a luta social, que é também nossa, garantindo o ideal comunista libertário dentro dos movimentos em que participamos, combatendo tanto fora como dentro deles todas as formas de privilégio, manipulação e opressão.

Viva o Comunismo Libertário!!!

Coletivo Domingos Passos - Niterói, 2001.