Revolta na Bolívia

 

Depois do anúncio, na quarta-feira, dia 11, de um severo aumento de impostos pelo governo do presidente Gonzalo Sanchez de Lozada, o país presenciou uma série de manifestações simultâneas com o saldo, até o momento, de 14 mortos e pelo menos 100 feridos. Boa parte da força policial de 10 mil homens entrou em greve em protesto ao aumento de impostos que variava entre 7 e 13%. O anúncio do "impostaço" fazia parte de uma estratégia de aumento do superavit para agradar o FMI.

Com a polícia em greve, manifestantes tomaram La Paz e apedrejaram a sede do governo, do congresso e colocaram fogo na sede da vice-presidência. O governo enviou tropas militares que entraram em choque com parte da polícia que apoiava as manifestações. Houve muita violência. Depois dos protestos, o presidente Sanchez de Lozada retirou a proposta de aumento dos impostos, mas as manifestações continuaram. Há rumores de que o presidente decretará estado de sítio. Para amanhã, as principais centrais sindicais e movimentos populares convocaram uma greve geral e manifestações massivas. O líder do partido MAS, Evo Morales, derrotado por pequena margem de votos na última eleição, pediu ao presidente que renunciasse.

Milhares de policiais rebelaram-se em Bolivia

Por cmi-arg 12/02/2003 Às 19:00

Por de trás de uma brutal repressão militar os estudantes que apedrejaram o palácio do governo produziu um enfrentamento violento entre o batalhão de choque da policia (em greve) e o exército. Existem dois mortos confirmados e dezenas de feridos.

Fazem três dias que o governo boliviano decretou um grande aumento nos impostos, e cortes nos salários dos empregados públicos e privados de até 10,5%.
Isso provocou diversas manifestações de repúdio a medida e também ao chamado de greve geral para amanhã de manhã, 13 de fevereiro.

Pela noite os corpos repressivos da elite policial (Grupos Especiais de Segurança) se rebelaram contra o corte salarial em La Paz e foram seguidos por toda a tropa salarial no resto da república.

Deixando sem guarda o palácio do governo, onde os estudantes do Colégio Ayacucho tiram proveito e apedrejaram o edifícil.

A resposta foi brutal, ao comando do exército que armados com fuzis M-16 dispararam contra a multidão. A consequência disto foi o enfrentamento entre os efetivos da GES e o militares. O saldo é de pelo menos dois mortos confirmados, um do Tenente policial Elmer Paton e um policial de base. Há rumores de que existe um morto a mais e dezenas de feridos graves, entre bombeiros, policiais e jovens estudantes secundários.

O clima de tensão tende a aumentar por causa do anúncio de várias mobilizações e um possível corralito que o governo estaria preparando.

No ano de 1948 uma multidão similar ingressou dentro do palácio do governo e enforcou em um poste o presidente Gualberto Villarrroel. Em 1952 milicias campesinas e de trabalhadores derrotaram o exército e este então rebelou-se como instituição. Um ano despois foi novamente instaurado.

PS. Esta confirmada uma terceira morte, trata-se de um bombeiro. O governo anúncia o estado de sítio.

URL:: http://argentina.indymedia.org/news/2003/02/81955.php


Atenção: Bolívia arde!

Por sebastian hacher pablo indio ((i)) en La Paz 12/02/2003 Às 19:15

Informes sobre o motim policial e o enfrentamento com o exército na principal praça de La Paz.

Companheiros, a Bolívia está fervendo neste momento.

As mobilizações massivas eram esperadas para amanhã, mas a pressão da situação, o silêncio do governo, a revolta popular e o motim policial aceleraram tudo.

A praça principal de La Paz está neste momento tomada por batalhões do exército e pela polícia militar, armados com munição de guerra e granadas, e tem havido conflitos entre o exército e a polícia, provocando até o momento uma morte e pelo menos dois feridos a bala.

As imagens são de uma guerra: fuzis automáticos, metralhadoras, muita munição e o movimento de tropas são o que mais se vê.

Há duas horas, uma grande manifestação de estudantes conseguiu entrar na praça, armados de paus e pedras. Nesta manhã outras manifestações apedrejaram o palácio do governo, onde se encontravam o presidente e os ministros.

Valentes manifestantes se posicionaram em frente ao exército com cartazes pintados à mão, protestando contra o "impuestazo" (enorme aumento repentino dos impostos) e exigindo a renúncia do presidente.

O quartel de polícia de GES, epicentro do motim, fica a meio quarteirão da praça. Dali partiram dezenas de bombas de gás lacrimogêneo contra o exército, e outra guarnição está entrincheirada em posição de ataque em outra esquina.

"Não provoquem, pois vão morrer", gritam de sua posição os policiais amotinados, e ameaçam generalizar o enfrentamento a qualquer momento.

Segundo se comenta nos arredores, marchas espontâneas estariam se dirigindo à praça neste momento.

A situação é de tensão máxima. Nós estamos cobrindo os fatos com bastante cuidado, e agradecemos pelas demonstrações de preocupação e solidariedade dos nossos companheiros e amigos, e pedimos a todos que ajudem para que a informação circule.

Assim que nos seja possível, atualizaremos este informe e publicaremos as fotos.

URL:: http://argentina.indymedia.org

BOLIVIA: TAMBIÉM TOMAM A SEDE DO MIR

Por cmi-argentina 12/02/2003 Às 20:57

O partido que governa a coalizão com o MNR também foi alvo da ira trabalhadora e popular.

A sede do MIR também foi tomada.

Bombeiros apagaram incendios no prédio da vicepresidência (Bolpress.com), eles acudiram há alguns minutos o prédio da vicepresidência, cerca de 400 metros do Palácio do Governo em La Paz, para apagar um incendio provocado por centenas de manifestantes que tomaram o prédio.
Ações similares aconteceram no prédio do Ministério do Trabalho que minutos atrás foi tomado or centenas de manifestantes.

Alguns minutos antes, a sede central do Movimento da Esquerda Revolucionária (MIR Movimiento de Izquierda Revolucionaria), partido em função do governo, foi tomada por jovens manifestantes.
Atualizado no dia 12-02-2003 às 18:16 horas

URL:: http://argentina.indymedia.org/news/2003/02/82034.php


Bolivia: DISPARAM PARA MATAR!

Por cmi-argentina 12/02/2003 Às 19:39

Terror na Bolivia!!!. Os militares estão metralhando a multidão na plaza de Murillo na cidade de La Paz

Continua o tiroteiro na plaza Murillo da cidade de La Paz e suas mediações. Na plaza Murillo situa-se o palácio do governo. O presidente conseguiu escapar do edifício e o seu paradeiro é desconhecido. Um comunicado oficial anúncia às 16hrs (horário local) que este irá se pronunciar desde um local secreto.

Os militares estão distribuindo francoatiradores por todo o centro histórico da cidade de La Paz, também nos parapeitos das torres da catedral da cidade.

Montaram metralhadoras e neste exato momento estão disparando. Existem muitos carros queimando pela ruas.

O barulho das ambulâncias é insurdecedor, estas recolhem dezenas de feridos a bala. Os serviços de emergência esta um colapso e esta fazendo um chamado massivo para doações de sangue. As cadeias de televisão estão transmitindo ao vivo.

Em 30 minutos vamos tentar entrevistar um companheiro que esta vivendo as manifestações de dentro do palácio do governo.

URL:: http://argentina.indymedia.org/news/2003/02/81950.php


Presidente boliviano retira o impuestazo

Por cmi-argentina 12/02/2003 Às 21:15

SANCHEZ LOZADA RECUA, MAS CONTINUAM OS ENFRENTAMENTOS
Retirou-se o projeto apresentado ao Congresso.

Não vai acontecer o impuestazo (aumento de impostos), o presidente esta dando passos para atrás.

(Bolpress.com), - O presidente Gonzalo Sanchez de Lozada retirou o projeto de "Presupuesto General de la Nación 2003" que estabelecia a criação de um impuestazo o mesmo que provocou manifestações e que somente hoje contou-se oite mortos.

"Foi tomada a decisão de retirar o projeto que foi mandado ao Congresso", disse hoje o presidente em uma mensagem curta televisionada de um local não determinado.

Dois dias depois de anunciar que não voltaria quanto a sua decisão.

"Hoje é um dia de pena e dor, estou entrestecido de ver como estão se enfrentando irmãos bolivianos, membros de duas instituições fundamentais da nostra história, da nostra república", disse Sanchez de Lozada.

Entrentando, apesar do anúncio os enfrentamentos cotinuam pelas ruas enfrente ao Palácio do Governo.

URL:: http://argentina.indymedia.org/news/2003/02/82032.php


Evo Morales pede a renúncia do presidente

Por cmi-argentina 12/02/2003 Às 20:12

Evo Morales, líder do partido de oposição mais importante do país, pediu hoje a renúncia do presidente Gonzalo Sanchez de Lozada e o vicepresidente Carlos Mesa e que o governo do país seja entregue ao presidente da Câmera dos Deputados.

Evo Morales, líder do partido de oposição mais importante do país, pediu hoje a renúncia do presidente Gonzalo Sanchez de Lozada e o vicepresidente Carlos Mesa e que o governo do país seja entregue ao presidente da Câmera dos Deputados.

"O governo colocou fogo na palha, agora o país arde" disse o também dirigente cocalero que convocou os setores sociais para continuar com as mobilizações até derrotar o governo.

"Convocamos a uma manifestação até que as políticas econômicas sejam mudadas. Não somos somente contra o aumento de imposto (impuestazo), mas também para recuperarmos os hidorcarburos", disse Morales.

URL:: http://argentina.indymedia.org/news/2003/02/81988.php


CMI