Banda inglesa usa dinheiro da GM para financiar anticapitalismo

by Reuters Wed Jan 30 '02

Banda inglesa usa dinheiro da GM para financiar anticapitalismo

da Reuters, em Londres

A banda anarquista britânica Chumbawumba está usando dinheiro da montadora General Motors para financiar a causa anticapitalista, disse no domingo o jornal "The Observer".

A General Motors pagou à banda 70 mil libras (quase US$ 100 mil) pelo uso da música "Pass it Along" em um anúncio publicitário de carros, disse o jornal. Mas o que a GM não sabia era que a banda pretendia dar metade do dinheiro para o grupo ativista Corp Watch.

"Pretendemos usar parte do dinheiro para documentar impactos sociais e ambientais da própria General Motors", disse Joshua Karliner, diretor-executivo da Corp Watch.

"A empresa é conhecida por resistir a modificações na produção que ajudariam a reduzir a mudança climática, e por ajudar a desmoralizar a ciência do aquecimento global", disse ele.

A outra metade do dinheiro foi para o grupo de mídia alternativa IndyMedia, que vai usar o dinheiro para "ações de distúrbio de corporações", disse o jornal.

A Chumbawumba ficou conhecida em 1997 com o single "Tubthumping" e por um atentado de Danbert Nobacon, membro da banda, que jogou um balde de água no vice-primeiro-ministro britânico, John Prescott, em 1998.

"Depois de muita discussão e apreensão, aceitamos, da mesma maneira que tínhamos aceitado outros usos da nossa música no passado - reconhecendo que a quantia de dinheiro que nos fora oferecida poderia financiar ativistas anticorporativos por anos", disse a banda em seu website.

www.uol.com.br