Refúgio do Rio Grande

Refúgio do Rio Grande é uma espécie de comuna localizada no Texas (EUA), que oferece apoio e calor humano para quem foge das tormentas políticas existentes em seus países de origem. Fundada por latinoamericanos subsiste apesar do acosso das instâncias oficiais. O Refúgio aceita todos os os perseguidos por suas idéias, crenças e trabalho com e pelo povo, perseguidos políticos de todo o mundo.Refúgio fica numa área de mais ou menos 20 hectares, na periferia de Harlingen, Texas, próximo da fronteira Estados Unidos-México. É uma pequena cidade, fundada por imigrantes alemães. A cidade é cortada, na maioria das vezes, pelo Rio Bravo, que separa oficialmente os dois países.Os membros do projeto dão uma orientação política concreta à comunidade, se definem como \"revolucionários, liberais, ecologistas, pacifistas e não-violentos\", num modelo de convivência que já albergou mais de 300 pessoas desde seu nascimento.

Cooperativa de subsistência

Refúgio não recebe nenhum tipo de subvenção do Estado. Para afugentar o tédio cotidiano e ajudar aos gastos gerais, os voluntários e os refugiados cultivam a terra e criam animais.Desde a sua fundação uma das campanhas permanentes do campo é a incorporação de voluntários ao projeto. A estadia mínima que se pede é de 3 meses, mas o ideal é que fique pelo menos um ano. É requisito indispensável para participar do projeto, ter certo conhecimento do espanhol, assim como a capacidade de tolerância e compreensão para tratar as pessoas com religiões, crenças e hábitos distintos. Com freqüência fazem traduções, trabalham nos processos de integração e compatibilizam as relações interculturais. Os voluntários não recebem nenhum salário, mas um lugar para dormir e comer.

Sincretismo

Alguns truques legais são empregados por Refúgio para hospedar os refugiados, como abrir mão das leis que protegem a privacidade das propriedades. Assim, enquanto os "ilegais" não se beneficiam da seguridade social pública, eles podem fazer transações ou tratar de se mudar para as grandes cidades, as autoridades não têm nenhuma desculpa legal para deportá-los. Até o momento, todos que procuraram Refúgio foram cidadãos latinoamericanos. O tempo de estadia oscila entre um par de semanas (para os que conseguem rápido o visto de residentes), meses ou um par de anos, que é o mais freqüente.Pio Celestino, peruano e coordenador geral do projeto exemplifica o tipo de pessoas que procuram a comunidade: "...oito companheiros de trabalho de um amigo de Chiapas foram mortos pelo governo, na sua fuga, soube de Refúgio. Hoje está aqui, tentando resolver seus problemas, resultado de suas feridas de alma... E em outro país que também é uma "democracia", o exército entrou numa zona popular. Assassinaram homens, violaram e torturam as mulheres. Dois conseguiram fugir. Na fuga recordaram de Refúgio. Hoje estão em tratamento médico. Uma delas teve um bebê.A Assembléia Geral é o maior órgão de decisão neste campo solidário e está formada por todos os que vivem ali. Periodicamente é eleito um comitê que se encarrega de agilizar as decisões que são tomadas. O diretor do campo, Pio Celestino, não tem o poder de criar ou mudar as leis, só se responsabiliza em garantir que os acordos sejam respeitados. Também participa da Assembléia Geral uma advogada, que da mesma forma que o coordenador não recebe nada.Na biblioteca desta singular concentração é possível encontrar textos que vão desde a resistência dos povos aborígenes, budismo e anarquismo até ecologismo. Um lugar especial tem os escritos de Mahatma Gandhi e Nichidatsu Fuji. Um trio de alemães do projeto Kalenda descreveu Refúgio como "uma mistura entre catolicismo, xamanismo e anarquismo".

Tormenta e calmaria

Em meados de 1992 o governo fez uma montagem policial para deportar os refugiados e fechar Refúgio. Uma acusação judicial de tráfico de drogas, prostituição e roubo dava desculpas às autoridades para intervir no campo e fechá-lo para sempre. Uma misteriosa carta circulou por ONG's e grupos autônomos do mundo tratando de desprestigiar este projeto solidário. A Agência de Investigações Criminais do Departamento de Finanças do Governo apresentou cargos, aos quais Refúgio teve que responder na corte. Boa parte da sua biblioteca desapareceu diante da ameaça de um possível fechamento. Hoje as coisas estão mais calmas.Qualquer carta de apoio, material, doações e informações escrever para: Refugio del Río Grande, 17891 Landrum Park Road, San Benito, Texas 78586-7197, U$A.

Como esquecer

"... Como lamentar a sorte se ao deparar-me com Refúgio, encontrei a escola que me ensinou a amar mais minha esposa, a minha filha Lxmucane, a minha pátria que é todo continente, a humanidade, a Deus. Mas o Deus justo e não o inventado por seitas de acordo com seus interesses. Aqui fui educado por meus amigos, que me respeitaram e a quem respeito . Aqui juntos buscamos a oportunidade de criar uma sociedade modelo, digna para todos. Como esquecer o mosaico dos valores centroamericanos. Em Refúgio rompemos o racismo, as diferenças sociais e os estúpidos prejuízos humanos...\" (Carlos, guatemalense)* Este texto foi extraído do livro "Corazón de tinta", do amigo Rafa, da Comissão de Relações Anarquistas-CRA, da Venezuela.Agência de Notícias Anarquistas-ANANo rabo do cometa passa a vida, passa a poesia,todo mundo passa.Murilo Mendes

 

Agência de Notícias Anarquistas-ANA