A Longa Marcha Rumo ao Poder do Povo

A agonia da liberdade de expressão é que, no marco do território economico-social, só cabe a liberdade para os que apoiam o sistema, só se admite o livre jogo entre as frações burguesas. Se acaso se tolera o reformismo em suas distintas variantes, é enquanto cumpre também ele um papel de "conservação social", de integração no sistema das forças eventualmente opostas.

O jogo dos liberais (colorados e brancos)... Todos eles preferem "dialogar" com o movimento sindical. Compõem-se a dar-lhe um lugar, a institucionalizá-lo dentro do sistema... Consideram mais útil, para o funcionamento normal daquele, contar com grêmios "compreensivos", dispostos a discutir "sacrifícios razoáveis" para "salvar o país". Sabem que a origem da deterioração está nas estruturas encouraçadas, na dependência do imperialismo... Para eles, para seu pensamento burguês, o mundo está feito assim e é imodificável.

O reformismo, no movimento sindical, atua como uma espécie de ala esquerda daquele liberalismo burguês. Sua função é de roldana de transmissão das posições da burguesia liberal ao movimento popular. As direções reformistas avançam e retrocedem junto com os políticos liberais independentemente... das massas...

A política burguesa liberal (que se diferencia da reacionária muito mais em seus métodos que em seu conteúdo real e seus fins) ... O dilema da orientação reformista radica em que submete a ação do movimento popular às atitudes da burguesia liberal, em uma situação onde esta não tem nada concreto que dar ao povo.

O caminho correto deve ser, e de fato é, o inverso. É o movimento sindical-popular, agrupando a todos os setores prejudicados pela política reacionária do governo, que deve protagonizar, a nível de massas o enfrentamento a aquela.

Não será o enfrentamento e o combate duro o que nos debilite. O que mais dano está fazendo ao movimento popular é a sensação de situação sem saída, que se gera alentando ilusões de "saídas fáceis", que logo culminam em fáceis retrocessos. Não se trata de aferrar-se a esquemas nem de idealizar métodos (greve geral e outros). Não nos escapa o complexo e difícil da situação. Mas os fatos demonstram, uma e outra vez, os funestos resultados de uma estratégia... Há que se pensar menos nas "combinações políticas de cima e atender mais o sentir das bases. Em seu espontâneo impulso de luta, temos o meio para desenvolver o pequeno motor que as mobilizará, conscientemente, rumo a uma vitória que é possível, através de um longo caminho que devemos ser capazes de abreviar.

 

Federação Anarquista Uruguaia - Uruguai, 30 de junho de 1969.