Caros Amigos,

Segue sugestão de carta ao Ministerio Publico da União ,diante da possibilidade do avião de Pinochet pousar em Recife amanhã. Solicitamos enviar FAX ou e-mail ao Procurador Geraldo Brindeiro pois não podemos esmorecer.

O email dele é Gbrindeiro@pgr.mpf.gov.br eo fax é : (061)223-6119

Recife,04 de novembro de 1998

DA : Secretaria executiva da REDEDH - ACCFMV/ ARCL’s/ CCDH DA CÂMARA DOS VEREADORES DE OLINDA/ CCDH DA CÂMARA DOS
VEREADORES DE RECIFE/ COLETIVO MULHER VIDA/ DIREJ/ DJUMBAY/ PMPE/ REJOPE/ SOS CRIANÇA/ SSP/ TORTURA NUNCA MAIS

Para : Dr. Geraldo Brindeiro

Procurador- Geral da Republica

FAX – (061) 223-6119

Assunto : Prisão do general AUGUSTO PINOCHET UGART

 

Prezado Senhor,

A REDE ESTADUAL DE ENTIDADES PELOS DIREITOS HUMANOS, com sede em Recife, entidade que atua desde 1995 e congrega ONGs e Órgãos Públicos em prol dos direitos humanos hoje e pelo resgate do que ocorreu em nosso pais durante o período da ditadura militar, vem solicitar a decretação da prisão do general Augusto Pinochet Ugart caso o avião que transportará o mesmo de volta ao Chile faça escala em
Recife ou em qualquer outro aeroporto da nação brasileira por se tratar de pessoa que cometeu diversos e variados crimes contra a humanidade que constam nas convenções internacionais das quais o Brasil é signatário como por exemplo a Convenção contra a tortura alem de graves e massivas violações de direitos humanos.

Especificamente em relação ao Brasil, contra o mesmo pesam a responsabilidade do desaparecimento e morte dos seguintes brasileiros Jane Vanini, desaparecida em Cocepcion ( Chile), em 06-12-74, Luiz Carlos de Almeida, preso em Santiago, Chile, em 14-09-73, tendo sido fuzilado numa ponte sobre o Rio Mapocho, Nelson de Souza Kohl, seqüestrado pela força aérea chilena em Santiago em 15-09-73, Túlio
Roberto Cardoso Quintiniano, detido em 13-09-73 em Santiago e Vanio José de Mattos, presos logo após o golpe militar no Chile, tendo sido levado para o Estádio Nacional, em Santiago. Detalhes sobre os casos acima mencionados encontram-se no Dossiê dos Mortos e Desaparecidos Políticos após 1964.

Confiante de que a Procuradoria Geral da Republica não se eximirá da responsabilidade de tomar as medidas inerentes a suas funções constitucionais, nos colocamos à inteira disposição para qualquer ação conjunta que contribua para que o nosso país honre seus compromissos.

Atenciosamente,

Secretaria executiva da REDEDH - ACCFMV/ ARCL’s/ CCDH DA CÂMARA DOS VEREADORES DE OLINDA/ CCDH DA CÂMARA DOS
VEREADORES DE RECIFE/ COLETIVO MULHER VIDA/ DIREJ/ DJUMBAY/ PMPE/ REJOPE/ SOS CRIANÇA/ SSP/ TORTURA NUNCA MAIS